Pesquisa personalizada

sexta-feira, 24 de abril de 2009

DIA NACIONAL DO CHORO


Vinte e três de abril, Dia de São Jorge, é também o Dia Nacional do Choro. Comemorada desde o ano 2000, a data homenageia o nascimento do carioca Pixinguinha, um dos grandes mestres da música brasileira. De acordo com os biógrafos Marília Trindade e Arthur de Oliveira, a certidão de batismo do músico atesta o ano de 1897 como a data correta de seu nascimento – nesta quarta (23) ele faria, portanto, 112 anos.
Ainda na infância, Alfredo da Rocha Vianna recebeu de uma prima o apelido de Pizindim ou Pizinguim, que significa “menino bom”. Em outra hipótes, a alcunha seria uma corruptela de “bexiguinha”, já que quando criança ele teve a face marcada por varíola. Após várias transformações, ele se tornou Pixinguinha, nome com o qual fez carreira e ficou conhecido por todo o país.
O músico morreu em 1973 de problemas cardíacos, quando seria padrinho de um batizado, em pleno domingo de carnaval (17 de fevereiro), no mesmo momento em que a famosa Banda de Ipanema começava a desfilar. Ele deixou um legado de inúmeros clássicos, com arranjos e interpretações ímpares, entre eles “Carinhoso”, “Ingênuo” e “Lamento”.
Segundo informações do “Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira”, sua mãe casou-se duas vezes e teve um total de 14 filhos. Alguns deles seguiram carreira musical e levaram Pixinguinha junto: seus irmãos Léo e Henrique o ensinaram a tocar cavaquinho, e em pouco tempo ele já acompanhava o pai nos bailes.
Por volta de 1908, compôs sua primeira música, “Lata de leite”. Em 1911, começou sua trajetória artística apresentando-se no carnaval como integrante da orquestra do grupo carnavalesco Filhas da Jandira, no qual o diretor de harmonia era o seu professor, Irineu de Almeida.
Durante sua vida Pixinguinha recebeu cerca de 40 troféus e colocou o choro definitivamente entre os gêneros da música popular, mas morreu na pobreza.
E em tributo ao nosso mestre Pixinguinha, uma homegem de Paulinho da Viola e Marisa Monte

7 comentários:

Junior disse...

Cara super interessante. O blog é mt bom vou segui-lo parabéns. Abraço!

http://jrtalvez.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adoro Chorinho...
Não sabia de todas essas informações!
Gostei muito do seu blog, comecarei a acompanhar!

Gica disse...

muito bom seu blog! tão novo e tão interessante! continue assim que estás no caminho certo!

e pra te responder..
Infelizmente não fui eu a autora daquele texto!
Mas ele define bem meus sentimentos atuais!!
obrigada pelo comentário!
volte sempre!
se puder, me adicione como seguidor!
grande bjo!!

Sóda Games disse...

Blog maneirão parabéns garoto !!!
Abraço

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.

Muhzinhuw disse...

OTIMO BLOG!!!
eu queria um topico para musicas mpb!!!
continue assim q seu blog ira ficar famoso!!!

Lucas Conrado disse...

Foi nessa semana, que baixei "Carinhoso" que descobri que até gosto de choro. Não é meu estilo favorito, mas amo essa música. E nem sabia uqe estava sendo comemorado o dia do choro...
Depois dá uma passadinha no meu blog!

Luizichxos Downloads disse...

Cara, Chorinho é Foda!
Estou Aprendendo músicas no violão como:
Vibrações-Jacob Do bandolim e
Pedacinho do céu-Waldir Azevedo!
Impressionante, é muito bom de tocar isso!
Parabéns Pelo blog