Pesquisa personalizada

domingo, 22 de fevereiro de 2009

SOBRE OS ESTILOS MUSICAIS

Resolvi colocar aqui no blog, algumas descrições sobre os vários estilos de música. Espero que gostem.

BALADA - Forma de canção, geralmente em andamento lento e de temática romântica, que faz parte do repertório tradicional do jazz.


BEPOP - Estilo moderno de jazz, surgido na primeira metade dos anos 40, que teve como expoentes os músicos Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Thelonious Monk e Bud Powell, entre outros. Comparado ao jazz tradicional, o bebop usa ritmos mais complexos e harmonias mais dissonantes.


BOSSA NOVA - Movimento da música popular brasileira surgido no final da década de 1.950 e início de 1.960.Um dos maiores expoentes da bossa nova comporia um dos marcos do fim do movimento. Em 1965, Vinícius de Moraes compôs, com Edu Lobo, Arrastão. A canção seria defendida por Elis Regina no I Festival de Música Popular Brasileira (da extinta TV Excelsior), realizado no Guarujá naquele mesmo ano. Era o fim da bossa nova e o início do que se rotularia MPB, gênero difuso que abarcaria diversas tendências da música brasileira até o início da década de 1980 - época em que surgiu um pop rock nacional renovado.


BLUES - Forma musical de origem afro-americana, mãe de todos os gêneros de música negra que se desenvolveram nos EUA, do jazz ao rap.


BOOGIE WOOGIE - Estilo tradicional de piano, bastante popular nos anos 20 e 30, nos EUA. A mão esquerda do pianista repete células rítmicas, enquanto a direita improvisa.


COLL JAZZ - Também conhecido como West Coast Jazz, é um estilo moderno derivado do bebop, praticado na costa oeste dos EUA a partir dos anos 50. Carregando influências da música erudita, promoveu uma espécie de esfriamento do bebop. No Brasil influenciou músicos que, mais tarde, criaram ou participaram do movimento da bossa nova.


COUNTRY - Gênero de música popular do interior dos Estados Unidos. Costuma ser acompanhado por guitarra, banjo, baixo, rabeca ou violino. Influenciou a música sertaneja brasileira a partir dos anos 80.


FUNK - Gênero dançante de música negra norte-americana, desenvolvido a partir do rythim & blues, em meados dos anos 60. Sly Stone, James Brow e George Clinton estão entre seus maiores expoentes.


FUNKY - Estilo de jazz criado na segunda metade dos anos 50, com forte influencia do gospel e do blues. É uma derivação do hard bop.


GOSPEL - Gênero de música religiosa cultivada nas igrejas batistas dos EUA, influenciou o jazz, funky e o rythim and blues, nos anos 50.


HARD BOP - Corrente moderna do jazz, mais praticada em Nova York e na costa oeste dos EUA, na década de 50. Diferentemente do que sugere o termo, suas harmonias e melodias são mais simples do que as do bebop.


JAZZ - O jazz é uma manifestação artística-musical originária dos Estados Unidos da América. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX na região estadunidense de Nova Orleans e em suas proximidades, tendo na cultura popular e na criatividade das comunidades negras que ali viviam um de seus espaços de desenvolvimento mais importantes.
O Jazz se desenvolveu com a mistura de várias tradições musicais, em particular a afro-americana. Esta nova forma de se fazer música incorporava blue notes, chamada e resposta, forma sincopada, polirritmia, improvisação e notas com swing do ragtime.


R&B - Gênero musical urbano que evoluiu a partir do blues tradicional. É marcado por forte impulso ritmico e interpretação emocional. Foi percussor do cock and roll, no ínicio dos anos 50.


RAGTIME - Estilo de música escrita para piano, que se popularizou no início do século XX, fundindo influências da música clássica com o ritmo de origem negra, que se caracterizava por um baixo rígido e melodia sincopada. Primeiro era tocado só ao piano, depois começou a ser tocado só ao piano, depois começou a ser arranjado para bandas de metais.


REMIX - Espécie de arranjo dançante de uma música conhecida com a utilização de recursos eletrônicos.


ROCK - Rock é um termo abrangente para definir gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1960. Suas raízes se encontram no rock and roll e no rockabilly que emergiu e se definiu nos Estados Unidos da América no final dos anos quarenta e início dos cinqüenta, que evoluiu do blues, da música country e do rhythm and blues, entre outras influências musicais que ainda incluem o folk, o gospel, o jazz e a música clássica. Todas estas influências combinadas em uma simples estrutura musical baseada no blues que era "rápida, dançável e pegajosa"


POLCA - Dança de salão polonesa, introduzida no Brasil, no século XIX, influenciou compositores de choro.


SAMBA - O Samba é um gênero musical e um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil e é tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional.Dentre suas características originais, está uma forma de dançar acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano.


SCAT - Estilo de canto jazzístico a partir de sílabas ou frases sem sentido, onomatopaicas.


STANDARD - Forma clássica de canção norte-americana que se integrou ao repertório básico do jazz.


SOUL - Alma, em inglês. Substantiva o sentimento ao tocar o jazz, especialmente o entilo funky, que nos anos 50 se contrapôs ao tom mais cerebral do cool jazz. Já nos anos 60, esse termo também passou a designar um gênero de música negra.


SWING - Vem de balanço em inglês. Consiste em uma maneira de tocar ou cantar, com um certo balanço capaz de criar a sensação de que a música flutua sobre o ritmo regular. Na verdade é difícil traduzi-lo em palavras: a melhor maneira de captar seu sentido é ouvir as gravações dos melhores jazzistas. Swing também é o nome do estilo de jazz, desenvolvido no início dos anos 30, centrado nas big bands, que dominaram os salões de dança nos EUA.


VALSA - Música (e dança), em compasso ternáro, que teve origem na Áustria.


XOTE - Dança de origem germânica que se difundiu pela Europa em meados do século XIX. No Brasil, influenciou músicos de choro.

17 comentários:

YagoMurakami disse...

ROCK RULA!
po, podia colocar também o estilo punk, que é difernte de rock, heavy metal, j-music e coisas do genero!
abraços!

http://wallnosekai.blogspot.com/

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Gostei das curiosidades. O engraçado é que cada estilo, nasceu invariavelmente de outro estilo.
Não conhecia nem o Scat, Ragtime nem o Standard.


Abraços!!!

Unknown disse...

Gostei do post sobre os generos musicais. Tb gostei da biogradia da Cindy Lauper.

Abcs

Bekinhaa disse...

Kra amei sau blog!
gostei de vc mencionar TODOS os estilos de músicas, e naum só 1.
=D

Inez disse...

Muito boa sua indéia de colocar a definição de alguns gêneros musicais.

Adm disse...

hum legal
naum conhecia o bepop e o scat
interessante, gostei =D

abrçss
tenha um otimo carnaval

... disse...

A junção mágica do blues com o jazz...fez surgir o maior,mais abrangente e mais alegre estilo...rock and roll baby!!!

DantE disse...

Ragtime é demais

http://blogaovelhanegra.blogspot.com/

kbritovb disse...

so mto ecletico curto todos estilos

Unknown disse...

Antes eu tinha preconceito musical, agora não tenho mais nada contra estilos; prefiro não gostar de músicas em particular!

Parabéns pelo Blog!

jakared disse...

é o força negra reinventando a musica desde que o mundo eh mundo, salve a mãe africa;

Jota disse...

cara tu sabe de coisa hein

Pikenaáh ~ disse...

Nossaa
tô mal de ritmos hein
não conhecia vários mew
que vergonha ;p

dah uma passadinha lá depois ;]
www.doispetelecos.blogspot.com

Vivi disse...

Adorei o conteúdo diversificado do seu blog. Muito legal mesmo. Eu me equivoquei sobre 2 estilos musicais. Balada: passar a noite fora, em qualquer local que tenha música, bebida e muita gente. E Swing, eu pensei, bom...como eu disse me equivoquei...kkkkk....Beijos!!!

LETÍCIA CASTRO disse...

Nossa, que postagem linda, parabéns! Os ritmos todos explicadinhos, super didático ,um super trabalho de pesquisa.
Bjs!

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Islanya'Ziembinzky disse...

esqueceu do black music,ki eu amoooo
da a definiçao de le tbm?
valew''