Pesquisa personalizada

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

MICHAEL JACKSON


Nascido em 29 de agosto de 1958 em Gary (Indiana, EUA), Michael Joseph Jackson se tornou o Maior Cantor De Todos Os Tempos, o Artista Do Milênio (WMA) e é a maior lenda viva da música pop.

O astro vendeu mais de 750 milhões de albuns no mundo emplacando sucessos desde pequeno. Considerado o Rei do Pop, Michael também foi o maior revolucionador do videoclipe, da música pop e da dança Com 40 anos de carreira e milhares de fãs e seguidores por todo o mundo, Jackson também é conhecido por seus escândalos em vida pessoal e por ser dono do álbum mais vendido do mundo: Thriller. Excelente cantor, produtor, compositor, ator e dançarino, se tornou um dos artistas mais talentosos e aclamados da música mundial. Com videoclipes e performaces ao vivo incríveis e muito elogiadas.

Atualmente, depois de passar por anos conturbados em sua vida pessoal, Michael Jackson prepara seu novo album que deve sair ainda em 2008, depois de 7 anos afastado do cenário musical.

= CARREIRA =
Desde pequeno, Michael conquistava o mundo, juntamente com seus irmãos, no grupo The Jackson 5. Ele se tornou vocalista do grupo ao completar 5 anos de idade. The Jackson 5 foi um sucesso entre o final dos anos 60 e durante os anos 70. Ainda nesta década, Michael lançou alguns álbuns paralelos ao grupo, pela gravadora Motown que venderam milhões de cópias: Got To Be There, Ben, Music and Me, entre outros.

Em 1979, Michael lançou-se de vez em carreira solo com o álbum ‘Off The Wall’ que vendeu quase 20 milhões de cópias e se tornou um clássico da Black Music, sendo o 1° álbum a emplacar 4 canções no top10 das paradas americanas.

Mas foi em 1982 que Michael fez história com o álbum ‘Thriller’, que se tornou o mais vendido e de maior sucesso de todos os tempos, alcançando cerca de 60 milhões de cópias. Com o lançamento do álbum, o cantor virou mania mundial, colocou várias músicas no topo das paradas e revolucionou o mundo da música (sendo o 1° artista a unir o pop com a Black music), dos videoclipes (com ‘Thriller’, que criou o conceito do videoclipe) e da dança (com a apresentação de ‘Billie Jean’ e o passo de dança ‘Moonwalk’). O sucesso foi tão grande que Michael quebrou todos os preconceitos musicais contra os negros e “reativou” o mercado fonográfico que estava meio remoto na época.

Em 1985 Michael compôs e foi um dos cantores da música “We Are The World”, o maior hino da solidariedade até hoje. Um projeto no qual o objetivo era fazer doações para as crianças africanas.

Em 1987, Jackson lançou ‘Bad’, seu 3° álbum de estúdio. Foram impressionantes 30 milhões de cópias vendidas, nada igual a ‘Thriller’, mais uma marca muito consideravel, tornando-se na época o 2° álbum pop mais vendido do mundo. Nas paradas, o álbum bateu recordes, colocando 5 músicas direto no 1° lugar e ainda emplacando mais duas canções. Em 1988 Michael lançou em VHS o filme ‘Moonwalker’ que foi um sucesso.

Em 1991, o novo clipe de Michael, ‘Black or White’, estreou simultaneamente em 27 países com uma audiência de 500 milhões de espectadores, uma marca incrível e inacreditável. Seu novo álbum, “Dangerous”, vendeu 32 milhões, superando “Bad”, além de emplacar vários sucessos nos charts mundiais.

Em 1995, o álbum duplo ‘History’ chegou as lojas, e foram vendidos 18 milhões de cópias (36 milhões de discos) além dos vários hits nas rádios do mundo, entre eles “You Are Not Alone” que fez história ao estrear direto no 1° lugar na parada da Billboard. “History’ se tornou o álbum duplo mais vendido da história.

Em 1997, Michael iniciou a turnê History que é, até hoje, a turnê pop de maior público, e no mesmo ano lançou um álbum remix que se tornou o álbum remix mais vendido do planeta. No final da década Michael recebeu diversos prêmios de Artista do Milênio, entre outros.

Em 2001, o cantor lançou o álbum ‘Invincible’ que graças a brigas entre Michael e a gravadora Sony teve uma baixa divulgação. Com isso Michael deixou o álbum de lado, fazendo suas vendas caírem, alcançando cerca de 8 milhões de cópias, 5.5 milhões em apenas 2 meses. ‘Invincible’ foi considerado ‘muito fraco’ pelos críticos da música.

Apesar do sucesso em sua carreira, a vida pessoal de Michael Jackson sempre foi muito conturbada. Quando pequeno, Michael e seus irmãos eram espancados constantemente pelo seu pai, Joseph Jackson. Na adolecência, Michael ainda sofreu com problemas de aparência e falta de amigos.

Na vida adulta, mais problemas: em 1993 Jackson foi acusado de abusar sexualmente de um garoto de 13 anos. Depois de negar tudo e ter uma forte depressão na época, Michael pagou milhões de dólares para a família do garoto retirar a acusação, segundo o cantor, ele era inocente, e só pagou a quantia porque queria seguir sua carreira normalmente.

Em 1994, Michael se casou com Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley, mas se separou em menos de 2 anos. Em 1996 casou-se novamente, desta vez com uma enfermeira com qual teve dois filhos. Os casamentos não foram bem vistos pela mídia.

Em 2003 outra bomba na vida do idolo pop: 10 anos depois, outro garoto de 13 anos acusava Michael de abuso sexual. Depois de 2 anos sendo massacrado pela mídia, sai o veredito da justiça: Michael Jackson é inocentado da acusação. A notícia fez milhares de fãs do cantor comemorarem, porém as acusações sujaram ainda mais sua imagem.

Outras polêmicas cercam a vida de Michael Jackson, como a das diversas plásticas que mudaram o seu rosto e sobre a cor de sua pele, que segundo ele, ficou branca por causa da doença vitiligo.

Apesar de toda a sua vida pessoal conturbada, Michael é, sem dúvida, o maior talento e fenômeno pop que o mundo já viu emplacando 13 #1 na parada da Billboard americana.

= HOJE EM DIA =
Com 50 anos e 3 filhos, em fevereiro de 2008 Michael lançou “Thriller 25th Anniversary”, o relançamento do álbum mais vendido do mundo, em uma nova versão com remixes inéditos e que já vendeu mais de 2 milhões de cópias em alguns meses de lançamento.
Ele também prepara seu novo álbum de músicas inéditas que deve ser lançado até o fim de 2008, depois de 7 anos afastado do mundo musical. Participam da produção do álbum: Will.i.am (do Black Eyed Peas), Akon e Ne-Yo.

Nenhum comentário: